Identidade, Qualidade e Rotulagem sob o Olhar da Saúde Pública.
Apresentação
Gerar, disseminar e debater informações sobre PRAZO DE VALIDADE, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.
Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.
São cada vez mais comuns os casos de apreensão de alimentos vencidos que acabam embalados novamente, com outra data de validade.
Atenção para produtos expostos, sem embalagem e muita atenção com o prazo de validade. Na seção de frios, a embalagem de um queijo tem duas etiquetas. Uma com validade de 2 de abril. A outra com data de 21 de abril. De qualquer forma o queijo está vencido. É impróprio para o consumo e se fosse ingerido poderia causar problemas de saúde. Na estufa para salgadinhos, a temperatura era inadequada. Em outra fiscalização, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) visitou 202 padarias na capital e no interior de São Paulo. Autuou 62% delas - faltava informação sobre o preço do pão francês vendido por quilo e a quantidade de vários produtos ofertados estava abaixo da indicada na embalagem.