Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre PRAZO DE VALIDADE, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Supermercado vendia produtos com validade vencida em SP

Havia produtos estragados em praticamente todos os corredores do supermercado Nossa Senhora Aparecida.




Havia produtos estragados em praticamente todos os corredores do supermercado Nossa Senhora Aparecida, na zona norte de São Paulo. Só em um deles, a polícia e a Vigilância Sanitária encheram 13 carrinhos com alimentos vencidos.

Foram encontrados cerca de 900 kg de carne podre. A data de validade de peças de coxão mole era 15 de setembro. Nosso repórter cinematográfico flagrou o dono e o açougueiro arrancando as etiquetas. Na padaria, os saquinhos de farinha estavam vencidos. Os pacotes de biscoito foram remarcados de 13 de setembro para 11 de outubro.

Também foram recolhidas peças de mortadela, latas de refrigerante e até maços de cigarro. Normalmente, os produtos enlatados vêm com a data de validade impressa no fundo, mas os produtos apreendidos estão sem nada.

No estoque, a polícia encontrou álcool e um pano todo sujo de tinta, que provavelmente era usado para apagar os dias de vencimento. As caixas estavam armazenadas em péssimas condições. Os alimentos - como amido de milho, achocolatados e latas de atum - também estragaram.

O dono foi preso em flagrante e vai responder por crime doloso contra a relação de consumo, porque, segundo a polícia, agiu de má fé. Ele não quis dar entrevista.




Fonte:Jornal da Globo - 28/09/2011
Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/09/supermercado-que-vendia-produtos-com-validade-vencida-e-fechado.html

Nenhum comentário: