Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre PRAZO DE VALIDADE, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

sábado, 11 de junho de 2011

Milhões de doses da vacina contra a gripe A perdem a validade

O prejuízo chegou a R$ 78,5 milhões. No fim de 2009, quando o Ministério da Saúde comprou as vacinas, o prazo de validade era de um ano. Mas, em abril de 2010, a Anvisa mudou a orientação e estipulou um prazo menor.

video

Segundo o TCU, na época, o ministério não tomou providências para trocar os lotes nem adotou medidas para receber uma compensação.
O relator do processo do TCU, José Jorge, explicou que o Ministério da Saúde tem prazo de 30 dias para tomar providências.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que vai tomar as medidas recomendadas pelo tribunal e informou que o Programa Nacional de Imunização prevê sempre a aquisição de vacinas para 100% do público-alvo, mais 10% como margem de segurança para eventuais perdas e que as doses vencidas estão dentro dessa margem.


Fonte:Jornal Nacional.Edição dia 10/06/2011.
Disponível em:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/06/milhoes-de-doses-da-vacina-contra-gripe-perdem-validade.html

Nenhum comentário: